quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A Tartaruga e o Leopardo


Enquanto o avó Ussumane fumava seu cachimbo, as crianças falavam sobre o caçador que havia passado pela aldeia naquela manhã. O que mais lhe havia impressionado era a quantidade de amuletos que o caçador levava ao redor do corpo e sua espingarda.
- Quando cresça, serei caçador- disse Malafi.
- Para isso – interrompeu seu avó – precisa aprender muito- o caçador tem que conhecer entre muitas coisas, os hábitos dos animais e as horas que saem para comer e beber, além de saber construir armadilhas.
- Nos conte uma história sobre armadilhas para animais – pediram as crianças em coro. E Ussumane não tardou em alegra-los.
- Creio que a história da tartaruga vocês vão gostar. Preste atenção.
A tartaruga distraída como sempre, voltava para casa, observando e parando para colher flores silvestres. Acontece que era um pouco tarde e se não se apressasse, a noite iria cobrir com seu obscuro manto todo o bosque antes que ela chegasse a sua habitação.
De repente sentiu que o solo se abria inexplicavelmente. Havia caido em uma armadilha, um poço profundo coberto com folhas de palmeiras que os caçadores da aldeia haviam cavado no meio da mata.
Graças a sua couraça a tartaruga não se machucou. Mas como faria para escapar dali? Tinha que encontrar uma solução antes do amanhecer porque se não, ai! Iria parar nas mãos dos caçadores. Eles iriam come-la em sopa!
Estava pensando quando zas! Um leopardo esbelto e ágil caiu na mesma armadilha, bem em frente a ela, fina e lânguida. A tartaruga deu um salto e fingindo ter sido incomodada em sua casa com voz parecida a senhora inglesa, disse:
- Que fazes aqui? Isso são maneiras de entra em minha residência e sem ser convidado?
O leopardo olhava para ela atônito.
-Não sabes que me incomoda receber visitas a estas horas da noite? Saia daqui, desrespeitoso e mal educado!
A última palavra foi suficiente para que o leopardo não aguentasse e bufando de tanto atrevimento, agarrou a tartaruga e a arremessou para fora da armadilha com toda a sua força, exclamando:
- Saía você, velha enrugada!
Era exatamente isso que ela queria. A caminho de casa, satisfeita da vida, a tartaruga ria, porque havia se livrado do homem e do leopardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário